Liderança cristã III

A liderança cristã e a comunicaço
O processo de comunicação
Ao falar com outra pessoa, o ser humano utiliza-se de alguns recursos fundamentais;
O emissor - quem fala
O receptor - quem recebe a fala
A mensagem - o conteúdo
O canal – o meio pelo qual a mensagem chega ao seu destino
O código – conjuntos de sinais e símbolos usados para transmitir a mensagem
O ruído – ou seja, qualquer obstáculo que interfira em qualquer fase do processo de comunicação.

Existem barreiras muito sutis e escondidas que interferem na comunicação;
Opiniões e atitudes do receptor (liderado); fazem com que a pessoa só ouça o que lhe interesse.

Egocentrismo; impede a pessoa de enxergar o ponto de vista do outro, pois acha que o seu é certo.
Preconceitos; de cor, raça, nacionalidade, condição social, religiosa, etc. Impedem ou não de ouvir o que o outro tem a dizer.
Competição; Em geral é o que mais acontece, as pessoas cortam a palavra do outro sem ouvir o que é dito, ninguém ouve ninguém.
Projeção; leva a pessoa a empregar a outrem intenções que nunca teve, mas que teria no lugar daquele.

Recomendações necessárias;
·         Planeje sua comunicação, evite falar demais.
·         Antes da comunicação decida qual o melhor meio.
·         Evite comunicar-se sob estado de tensão
·         Use a mesma linguagem do receptor
·         Verifique se foi compreendido
·         Ouça o que os outros têm a dizer.

A linguagem do líder
O líder que fala muito nas reuniões inibe o grupo.
Para orientações o líder pode;

      Fazer uma pergunta geral; O que vocês acham desse assunto.
      Uma pergunta direta; O que “fulano” acha?
Pergunta revertida; “Qual a sua opinião a respeito do assunto?” (o líder faz a aquele que lhe dirigiu a pergunta).
Pergunta revezada; A mesma pergunta anterior, só que o dirigente a faz para outra pessoa que não perguntou.

Relação líder e liderado
O líder cristão precisa conhecer os tipos de personalidades, e por que as pessoas se comportam dessa ou daquela maneira; para isso é preciso que o líder possua primeiro;

Empatia – A habilidade de sentir-se como os outros, coloca-se na situação dos outros.
Interesse – É um interesse calmo. Que inspira confiança, e ao mesmo tempo bem definido para com aqueles do grupo.

Mandamentos das relações interpessoais
  1. FALE com as pessoas.
  2. SORRIA para as pessoas.
  3. CHAME as pessoas pelo nome.
  4. SEJA amigo e prestativo.
  5. SEJA cordial.
  6. INTERESSE-SE sinceramente pelos os outros.
  7. SEJA generoso em elogiar, e cauteloso em criticar.
  8. SAIBA considerar os sentimentos dos outros.
  9. PREOCUPE-SE com a opinião dos outros.
  10. PROCURE apresentar um excelente serviço.

Como as pessoas reagem
Evite tratar as pessoas rotulando-as. Isto é falta de conhecimento e de amor cristão

Há figuras nas quais caracterizamos a que tipos se referem às pessoas do nosso grupo.

Exemplo:
  1. Defensivo; È aquele que tem receio de se auto-revelar, prefere fugir.
  2. Agressivo; É a pessoa que quer se sentir importante e não consegue aceitar outro meio se não a agressão.
  3. Mal humorado; São pessoas infantis do ponto de vista emocional.
  4. Exibicionista; Ele foi criado para aparentar uma pessoa importante perante os outros.
  5. Observador; Pouco fala, muito ouve.
  6. Falante; Fala muito, quase não ouve.
  7. Frágil; È uma pessoa que transmite mensagens aos outros como “cuidado sou frágil”.
  8. Calado; É a pessoa que não diz nada durante a reunião inteira.
  9. Desligado; Há membros do grupo que tem como defesa não se envolver.
  10. Indeciso; Se nenhuma decisão for tomada, nada vai dar certo.

 O líder não deve Carregar fardos
O desejo de ter uma existência sem fardos é esplendido, mas, ao mesmo tempo ingênuo, de Adão a Abraão, de Davi a Daniel, vemos as dificuldades que tiveram que enfrentar.

Os fardos da liderança não são diferentes. Não existe liderança nem organização sem problemas. A pergunta então é; “como enfrentá-los?”.

Lance o seu fardo sobre o senhor
Em primeiro lugar devemos lançar nossos fardos no senhor.
Sl 37.5 >> Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará.

Devemos reconhecê-lo em todos os nossos caminhos.
Pv 3.5,6 >> Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.

Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade.
1Pe 5. 7 >> Lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, por que Ele tem cuidado de vós

Reparta o fardo com outras pessoas
Devemos repartir com outras pessoas.
GL 6.2 >> Levai a carga uns dos outros e, assim, cumprirei a lei de Cristo.

Não carregue fardos insuportáveis.
FL 4.6,7 >> Não andeis ansiosos de coisa alguma; Em tudo, porem, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela suplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus

Quais são os nossos valores?
Quem para de mudar, para de crescer.
Deus nunca nos chamou para mudar o mundo, ele nos chamou para amar pessoas.

O que pode causar desmotivação as pessoas
  • Falta de organização
  • Liderança fraca e sem visão
  • Falta de objetivos claros
  • Falhar em manter promessas
  • Falta de acompanhamento e supervisão
  • Incapacidades de tomar decisões sábias
  • Falta de condições de trabalho
  • Injustiça e favoritismo entre as pessoas lideradas
  • Criticas em publico
  • Não ouvir a quem lideramos
  • Falta de comunicação ou comunicação ineficiente

Qual deve ser a atitude do líder Cristão diante do tratamento de Deus
Oração TG 5.13
Contrição 1 PE 4.19
Reflexão HB 12.3
Louvor SL 74.21
Gozo MT 5.12 / RM 5.3
Disposição para mudança ll SM 12.13


Pr. Valdenir Lima






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