Liderança cristã III
A liderança cristã e a comunicaço
O processo de comunicação
Ao falar com outra pessoa, o ser humano utiliza-se de alguns recursos fundamentais;
O emissor -
quem fala
O receptor
- quem recebe a fala
A mensagem
- o conteúdo
O canal
– o meio pelo qual a mensagem chega ao seu destino
O código
– conjuntos de sinais e símbolos usados para transmitir a mensagem
O ruído
– ou seja, qualquer obstáculo que interfira em qualquer fase do processo de
comunicação.
Existem barreiras muito sutis e escondidas que interferem na
comunicação;
Opiniões e
atitudes do receptor (liderado); fazem com que a pessoa só ouça o que lhe
interesse.
Egocentrismo;
impede a pessoa de enxergar o ponto de vista do outro, pois acha que o seu é
certo.
Preconceitos;
de cor, raça, nacionalidade, condição social, religiosa, etc. Impedem ou não de
ouvir o que o outro tem a dizer.
Competição;
Em geral é o que mais acontece, as pessoas cortam a palavra do outro sem ouvir
o que é dito, ninguém ouve ninguém.
Projeção;
leva a pessoa a empregar a outrem intenções que nunca teve, mas que teria no
lugar daquele.
Recomendações necessárias;
·
Planeje sua comunicação, evite falar demais.
·
Antes da comunicação decida qual o melhor meio.
·
Evite comunicar-se sob estado de tensão
·
Use a mesma linguagem do receptor
·
Verifique se foi compreendido
·
Ouça o que os outros têm a dizer.
A linguagem do líder
O líder que
fala muito nas reuniões inibe o grupo.
Para
orientações o líder pode;
Fazer uma pergunta geral; O que vocês
acham desse assunto.
Uma pergunta direta; O que
“fulano” acha?
Pergunta
revertida; “Qual a sua opinião a respeito do assunto?” (o líder faz a
aquele que lhe dirigiu a pergunta).
Pergunta
revezada; A mesma pergunta anterior, só que o dirigente a faz para outra
pessoa que não perguntou.
Relação líder e
liderado
O líder
cristão precisa conhecer os tipos de personalidades, e por que as pessoas se
comportam dessa ou daquela maneira; para isso é preciso que o líder possua
primeiro;
Empatia –
A habilidade de sentir-se como os outros, coloca-se na situação dos outros.
Interesse –
É um interesse calmo. Que inspira confiança, e ao mesmo tempo bem definido para
com aqueles do grupo.
Mandamentos
das relações interpessoais
- FALE com as pessoas.
- SORRIA para as pessoas.
- CHAME as pessoas pelo nome.
- SEJA amigo e prestativo.
- SEJA cordial.
- INTERESSE-SE sinceramente pelos os outros.
- SEJA generoso em elogiar, e cauteloso em criticar.
- SAIBA considerar os sentimentos dos outros.
- PREOCUPE-SE com a opinião dos outros.
- PROCURE apresentar um excelente serviço.
Como as pessoas reagem
Evite tratar
as pessoas rotulando-as. Isto é falta de conhecimento e de amor cristão
Há figuras nas
quais caracterizamos a que tipos se referem às pessoas do nosso grupo.
Exemplo:
- Defensivo; È aquele que tem receio de se auto-revelar, prefere fugir.
- Agressivo; É a pessoa que quer se sentir importante e não consegue aceitar outro meio se não a agressão.
- Mal humorado; São pessoas infantis do ponto de vista emocional.
- Exibicionista; Ele foi criado para aparentar uma pessoa importante perante os outros.
- Observador; Pouco fala, muito ouve.
- Falante; Fala muito, quase não ouve.
- Frágil; È uma pessoa que transmite mensagens aos outros como “cuidado sou frágil”.
- Calado; É a pessoa que não diz nada durante a reunião inteira.
- Desligado; Há membros do grupo que tem como defesa não se envolver.
- Indeciso; Se nenhuma decisão for tomada, nada vai dar certo.
O líder não deve Carregar fardos
O desejo de
ter uma existência sem fardos é esplendido, mas, ao mesmo tempo ingênuo, de
Adão a Abraão, de Davi a Daniel, vemos as dificuldades que tiveram que
enfrentar.
Os fardos da
liderança não são diferentes. Não existe liderança nem organização sem
problemas. A pergunta então é; “como enfrentá-los?”.
Lance o
seu fardo sobre o senhor
Em primeiro
lugar devemos lançar nossos fardos no senhor.
Sl 37.5
>> Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará.
Devemos
reconhecê-lo em todos os nossos caminhos.
Pv 3.5,6
>> Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio
entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas
veredas.
Lançai sobre
ele toda a vossa ansiedade.
1Pe 5. 7
>> Lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, por que Ele tem cuidado de vós
Reparta
o fardo com outras pessoas
Devemos
repartir com outras pessoas.
GL 6.2
>> Levai a carga uns dos outros e, assim, cumprirei a lei de Cristo.
Não carregue
fardos insuportáveis.
FL 4.6,7
>> Não andeis ansiosos de coisa alguma; Em tudo, porem, sejam conhecidas,
diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela suplica, com ações de
graça. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração
e a vossa mente em Cristo Jesus
Quais
são os nossos valores?
Quem para de
mudar, para de crescer.
Deus nunca nos
chamou para mudar o mundo, ele nos chamou para amar pessoas.
O que
pode causar desmotivação as pessoas
- Falta de organização
- Liderança fraca e sem visão
- Falta de objetivos claros
- Falhar em manter promessas
- Falta de acompanhamento e supervisão
- Incapacidades de tomar decisões sábias
- Falta de condições de trabalho
- Injustiça e favoritismo entre as pessoas lideradas
- Criticas em publico
- Não ouvir a quem lideramos
- Falta de comunicação ou comunicação ineficiente
Qual
deve ser a atitude do líder Cristão diante do tratamento de Deus
Oração
TG 5.13
Contrição
1 PE 4.19
Reflexão HB
12.3
Louvor SL
74.21
Gozo MT
5.12 / RM 5.3
Disposição
para mudança ll SM 12.13
Pr. Valdenir Lima
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