Liderança cristã II


Barreiras a serem vencidas como líder

È fato que não se pode desenvolver uma boa Liderança se o Líder ainda vive podado por barreiras na sua vida. As barreiras devem ser removidas para o bem tanto do Líder como do grupo que ele Lidera,dentre essas barreiras estão estes tópicos que nos ajudará a conhecê-las e removê-las.

1. Medo ou ansiedade; O medo normal é dado por Deus, o problema é quando esse medo se torna neurótico, (um tipo de doença nervosa) geralmente as raízes estão fincadas nas experiências da infância. A bíblia nos oferece saída.
Mt 6.25-35
FL 4.6
SL 37.5; 55.22
PV 16.3
1 PE 5.7
FL 4.7.
2. Insegurança; É o sentimento de ser inadequado e desvalorizado, geralmente estar ligada a infância. Pais doadores, perfeccionistas ou muito críticos.
3. Sentimento de culpa; O sentimento de culpa pode ser chamado de “limitação da nossa fé”. Ele é normal quando você reconhece o erro e não se sente perdoado. Uma pessoa que carrega o sentimento de culpa pode escondê-lo atrás de comportamentos que os outros nem imaginam, mas o senhor tem a solução.
SL 32.3,5.
4. Hostilidade; É o mesmo que ira, ressentimento, agressividade, ódio, rancor inveja, maledicência, vingança etc, este é um dos sentimentos predominantes em nosso contexto cristão, e é responsável por 60% das doenças físicas. Mas há tratamento.
SL 37.8
CL 3.8
TG 1.19,20
PV 25.28.

Removendo as barreiras
Para lidar com emoções negativas veja o que se pode fazer.

1. Percepção – Precisamos cultivar a percepção, e notar quando uma emoção estiver nos prejudicando.
2. Aceitação – não significa que devemos guardar essas emoções negativas, mas vê-las como uma realidade que temos que enfrentar.
3. Paciência – Deus nos dar um tempo para que se desenvolva esse processo. Sua liderança é um reflexo direto de quem você é. Sua postura como líder nunca será melhor do que sua postura como pessoa.

Para isso você precisa:

Conhecer-se a si mesmo; Até que ponto eu me conheço?
À medida que a pessoa conhece os seus problemas ela passa a perceber as marcas existentes em sua vida, lideres despreocupados com a própria vida, nada servem, a não ser para causar mais problemas.
SL139. 22-24.
Ter domínio próprio; O domínio próprio é o controle de si mesmo, que dar valor para o líder seguir adiante. A principal conseqüência da falta de domínio próprio na vida de um líder é; destruição,
Ter uma missão de vida; A missão pessoal de vida não é algo que você conseguirá definir no seu primeiro dia de liderança, no entanto é preciso tê-la em mente e nunca  perde-la de vista.

Exemplos de Liderança na bíblia
Para sermos líderes que influencia o grupo, precisamos levar em considerações exemplos de líderes que marcaram sua trajetória como pessoas influenciáveis e que desenvolveram bem o seu trabalho (Ministério).
Os princípios de liderança das escrituras mostram-nos lideres com os seguintes traços.

Lideres íntegros
EX 18.21 > As características exigidas para uma boa liderança são indiscutíveis, o Senhor estabeleceu princípios a serem obedecidos, sem esses princípios é impossível tornar-se um líder aprovado por Deus. Para conseguirmos a aprovação do Senhor é necessário observar os seguintes princípios:

Líderes Capazes
Líderes Tementes a Deus
Líderes Comprometidos com a verdade
Líderes que Aborrecem a avareza


Lideres humildes

EX 3.11 > O líder Cristão deve ter a consciência de que ele é apenas um instrumento nas mãos do Senhor, é necessário o reconhecimento de dependência de Deus.
1 SM 18.18


Lideres espirituais;
Moisés e Arão DT 33.1
Semaias 1 RS 123.22
Elias 1 RS 17.18
Eliseu 2 rs 4.7
Davi 2 CR 8.14
Timóteo 1 TM 6.11

Lideres corajosos;
Estevão AT 7.51
Pedro e João AT 4.18-20
Daniel DN 5.22
João Batista MT 14.4
 Pr. Valdenir Lima




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOU UM PROJETO DE DEUS

UMA ÚNICA SAÍDA