A EXCELÊNCIA DA OBRA DE JESUS

Colossenses 1.13,14-22 “e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis.” 

Verdade central: A obra de Jesus nos trouxe privilégios impar. 
Interrogativa Sermônica: Quais os privilégios que Jesus nos concedeu? 

A humanidade tem buscado viver a vida de uma forma prazerosa e sem critérios morais que possam causar empecilhos ou até mesmo constrange-la a desfrutar da vaidade humana, que por sinal quase toda a sua totalidade tem tido um encontro afetuoso com a rejeição aos princípios, ou regras como queiram chamar dos quais Deus estabeleceu e deu seqüência através dos patriarcas e profetas, e posteriormente por seu filho Jesus Cristo conforme Ele mesmo começou a anunciar e passou essa responsabilidade para seus Apóstolos que deram seqüência e que hoje a igreja do Senhor tem dado continuidade. Essa obra perfeita e maravilhosa de Jesus na cruz do calvário nos trouxe quatro privilégios que ninguém poderia nos proporcionar, somente Ele é capaz de realizar tão grande obra salvadora. 

1. Redenção – (libertação do cativeiro, da morte eterna, e do pecado). 

Todos pecaram e carecem da gloria de Deus. A maioria das pessoas não compreende que estão vivendo cativos pelo pecado e que isso é em conseqüência da queda do patriarca da humanidade “Adão”, conseqüentemente toda a humanidade estar morta nos seus delitos e pecados. Mas a boa noticia é que o sacrifício de Jesus foi completo e suficiente para liberta o pecador da ignorância, e do pecado original, quebrando toda algema espiritual da morte eterna e proporcionando a vida eterna a aqueles que o recebem como seu Senhor e salvador. Romanos 3.24,25 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus...” 

2. Remissão – (Perdão, remoção do pecado cometido). 

Ao acreditar que não temos pecado, e que não precisamos de perdão, demonstramos que não temos necessidade de perdão, mas o que é preciso ser entendido, é que todo homem necessita da misericórdia de Deus manifestada através do perdão, que é mediante o arrependimento e a revelação do filho de Deus como aquele que perdoa pecados. Ele pagou alto preço para que fossemos absolvidos da nossa culpa, Ele nos remiu ao levar sobre si nossos pecados e transgressões, removendo toda acusação, toda culpa, ou qualquer outro tipo de sentimento ou atitude que é contraria a ação de Deus, só precisamos abrir o nosso coração para Ele, e o mais Ele fará, o mais interessante e surpreendente, é que Ele gera o perdão, lança todo pecado “transgressão” no mar do esquecimento, Ele não nos cobra o que Ele fez e faz por nós, seu amor é incondicional, só precisamos estar dentro dos projetos de Deus para experimentarmos desse amor, ao começar reconhecendo nossa condição de pecador “transgressor” e buscar sua misericórdia, confessando nossos pecados a Ele. Mateus 26.28 “pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados”.

3. Reconciliou – (fazer as pazes, restaurar a comunhão). 
Ao pecar o homem perdeu o privilegio de estar em comunhão com Deus, essa comunhão era e é agradável a Deus, por esta razão Ele não desistiu do homem e proveu uma maneira para a reconciliação, e é através do sacrifício de Jesus Cristo que o homem pode ter a comunhão uma vez perdida, mas agora restaurada por toda a eternidade. O sofrimento e a morte de Jesus foi o preço dessa reconciliação, Ele pagou nossas dividas gerando comunhão, relacionamento e intimidade com o Pai. 4. Apresentou-nos a Deus. Ao conhecer Jesus, conhecemos também o Pai, isso só é possível quando nos dispomos a entregar nossa vida a direção do Senhor, Ele nos revela o desejo do seu coração, conseqüentemente passamos a ter uma visão diferenciada da que tínhamos antes, pois há uma transformação interna e externa, o que nos torna parecidos com Jesus. Desta forma somos apresentados a Deus; a) Santos – (separados do pecado) b) Inculpáveis – (sem culpa) c) Irrepreensíveis – (que não pode ser acusado por nenhuma falha). 

Conclusão; Aos Cristãos foi dado o privilegio e benefícios que a ninguém mais pode ser concedido, mas com esses privilégios vem também a incumbência de não deixar os valores Cristãos serem superados por ensinos de homens... 

 Pr. Valdenir S. Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOU UM PROJETO DE DEUS

UMA ÚNICA SAÍDA