SOMENTE AO SENHOR A DEVIDA HONRA

TITULO; Somente ao Senhor a devida honra.
TEXTO; Daniel 5: 22,30 
VERDADE CENTRAL; Não se pode menosprezar o sagrado.
INTERROGAÇÃO SERMÔNICA; O que tem me faltado na pesagem de Deus?
INTRODUÇÃO; Belsazar foi o neto de Nabucodonosor filho de Nabônidas, e este embora tenha visto a mão de Deus agindo nesse reinado fez pouco caso Dele... Ele fez uma grande festa, não para comemorar uma vitoria de uma batalha ou a comemoração do seu aniversario, mas se tratava de uma festa onde ele estaria mostrando seu poder e sua gloria, mostrando a magnitude de Babilônia na qual ele estava como "senhor", esta era uma festa em honra a si mesmo, foi uma maneira que ele encontrou de esbanjar e propagar seu nome. Belsazar demonstra ser um homem arrogante, autossuficiente, Soberbo e essas prerrogativas lhe custaram não só um reino, mas, a sua própria vida.
Belsazar profana o sagrado, quando tomar vinho nos vasos da casa do Senhor, e compartilha com seus governantes e suas mulheres, não satisfeito oferece louvores aos seus deuses com os vasos sagrados da casa do Senhor.
A mão do Senhor pesou sobre ele, Deus lhe trás uma mensagem, nela o Senhor estabelece na sua vida a sua devida sentença. Belsazar sente o peso da sua iniquidade, seus joelhos tremiam a ponto de se tocarem, ele chama seus magos, sábios, astrólogos, mas estes não puderam decifrar o que estava escrito na parede. As coisas espirituais se discernem espiritualmente” I Co 2.15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Eles reconhecem a Daniel como aquele que tem o Espírito de sabedoria. Dn 5:11. Daniel é chamado e lhe trás a revelação do que Deus estava dizendo a ele. A escritura na parede dizia; MENE, MENE, TEQUEL, PARSIM.

 I. MENE – Contou Deus o teu Reino e o acabou. (Imputação da Justiça de Deus) 
Quando começa a imputação da justiça de Deus, cessa a sua longanimidade. Durante toda a vida de Belsazar ele achava que não precisava de ninguém, ele se achava soberano, ele cometera o meu erro de Nabucodonosor, achando estar acima da justiça divina, e na autossuficiência ele encontrou a justiça de Deus, para Belsazar Tudo tinha um valor no qual para ele era possível pagar, ele queria pagar a Daniel pela revelação do mistério de Deus. Existem coisas que não estão à venda. (Revelação de Deus), O quem vem de Deus deve ser compartilhado em amor e não comercializado, de graça recebestes de graças dai (Mateus 10:8), Ponha toda sua confiança na justiça de cristo. O que você constrói para terra ela se encarregará de destruir, o que você construir para Deus ficará para a eternidade.

II. TEQUEL – Pesado foste na balança e foste achado em falta. (juízo de Deus) 
Belsazar Tinha tudo que a alma de um homem possa desejar na terra, poder, gloria, honra, e dinheiro, mas na balança de Deus lhe faltava algo, a Salvação. Marcos 8:36 - Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?  Se você subir na balança de Deus por si mesmo será sua própria justiça, a Bíblia classifica isso como panos de imundícia,  Mas se você subir na balança de Deus através de Jesus você será revestido com a justiça de cristo, e a Bíblia classifica isso como, Pureza e santidade. O grande erro de Belsazar foi desprezar a oportunidade que Deus lhe havia dado de se arrepender. Apocalipse 3:20 – Eis que estou a porta e bato: Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. O dia de confissão é hoje, o dia de arrependimento é hoje, o momento é agora, antes que a justiça merecida, o juízo e a sentença seja substituída pela longanimidade, e cesse a oportunidade de se arrepender.

III. PARSIM – Dividido foi o teu reino e deu-se aos Medos e aos Persas. (sentença de Deus) 
O versículo do capitulo 5 de Daniel diz que Belsazar não glorificou a Deus em cujas mãos estava sua vida,
Belsazar profanou o sagrado, ele deu louvores aos deuses de ouro, de cobre, de ferro, de madeira e de pedra, deuses esses que não poderiam mudar a sua situação. Assim a sentença de Deus foi imputada sobre ele, (vv 23), a Bíblia diz que um dia Deus fará uma divisão de povos, "Mateus 25:33 – E porá as ovelhas á sua direita, mas os bodes a sua esquerda" Em que lado você acha que poderá estar nesta divisão? Você é ovelha ou bode? Aqueles que não o glorificaram, que não se rederam a sua soberania, não poderão herdar o seu Reino, aqueles que tem se achegado ao Senhor já estão justificados "Romanos 3:21,26 - Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus". Aqueles que tem se achegado ao Senhor já tem um lugar no no seu Reino,

CONCLUSÃO; Aproveite a oportunidade que a longanimidade de Deus tem lhe dado, arrependa-se enquanto há tempo, volte-se para Deus, seja vaso de honra e receba a recompensa de Deus que estar reservada para aqueles que o amam, que é a vida eterna.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOU UM PROJETO DE DEUS

UMA ÚNICA SAÍDA